16.7.15

Say the Word

Eu poderia ser melhor. Eu poderia ser mil vezes melhor em tudo o que eu faço. Eu poderia ter chorado menos e aguentado mais. Eu poderia ter aceitado meu peso. Eu poderia ter aceitado o fato de não ser incrivelmente linda. Eu poderia ter aceitado não ser amigo de determinadas pessoas. Eu poderia ter me esforçado mais e de alguma forma ter conseguido aquele emprego, ou crescido naquele emprego. Eu poderia ter feito tanta coisa. tanta coisa. tanta coisa. Eu até poderia ter escrito esse texto melhor, mais poético, mais enigmático ou visceral. Eu poderia ter insistido. Eu poderia ter resistido. Eu deveria. Mas o meu futuro não está na minha capacidade de fazer ou não fazer algo. O meu futuro não está na minha capacidade de decidir algo. Eu decidi render o meu futuro para alguém que tem melhor planos. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.Jeremias 29:11. Minha história não é escrita por mim, eu sou o personagem de uma história maior do que o meu umbigo. Meu futuro se ancora nas palavras dessa história. Minha vida cumpri e ressalta as palavras desse livro. Ele fez toda as criaturas, não fora as criaturas que o fizeram. Do zero, ele fez toda a humanidade e tornou a terra habitável, com tempo e espaço para viver a vida de forma que pudêssemos busca-lo, e não apenas procura as cegas mas, acha-lo de fato. Atos 17: 26-27 Nada do que eu faça pode mudar esse fato. Eu nunca irei deixar de ser criação de Deus. Ele nunca será inacessível para mim. nunca. Ele não precisa de mim, ele me quer. Ele não quer me corrigir, ele quer me amar, me mostra quem eu sou. Eu poderia ser melhor. Eu poderia ser outra pessoa. Eu poderia estar fazendo um zilhão de coisas. Mas Deus me quer assim, quebrada, aqui, exatamente como eu estou. Minha jornada nunca será a mesma que de outra pessoa. E ela envolve está aqui, apenas descobrindo quem eu sou, um passo depois do outro. E descobrir quem eu sou, envolve descobrir que quem eu sou independe do que eu faço, do quão bem eu faço ou do quanto eu faço. O fato é o que eu faço nunca será o suficiente, na verdade Ele não está procurando por suficiência, por um ser perfeito, ele está procurando por mim, por você. E quem eu sou está nas palavras dele.

Escrito em bilhões de céus
Falando com este meu coração
Tudo o que sou, toda a criação
Nos seguramos nas palavras que já foram ditas
Que nunca serão abaladas
Me agarrando na vida de suas promessas
Me apegando a cada palavra que você disse


7.6.15

Eu sou única

Não, isso não é uma canção da Stefanie absoluta. Mas sim uma das realizações que tive aqui na Austrália. Se você é um ser pensante provavelmente você já viu a absoluta Natalie Portman no filme Black Swan. E você deve saber que o mundo da dança não é tão angelical como parece. Na verdade é um dos meios mais competitivos dentro da area de entretenimento. Sendo assim é de se esperar que em um curso de dança haja comparações.
É mentalmente impossível não se comparar as outras dançarinas. Até porque existe um nível de técnica esperado e você sempre olha para aquele coleguinha referência em determinado movimento. O ruim disso é porque as vezes você acaba se tolhendo por insegurança.
O fato é que todos nós temos um "tcham", algo diferente de todos. Todos nós temos. Quando você se tolhe, deixa de criar, você deixa de fazer tchamtcham pelo mundo. O mundo perde. Você perde. Porque quando nos no aceitamos e saimos tchamtcham pelo mundo, nos aprendemos, somos aprimorados.
Existem vários motivos pelo qual você não deve se comparar aos outros. Seus caminhos são diferentes. Sua história é diferente. Seu futuro é diferente. Ou seja. Você é diferente. E quando você fala que o seu diferente não é bom o bastante. Você está dizendo que o que Deus criou não é o bastante.
 Entenda, nós não somos um plano aleatório. Deus nos criou dessa forma. Na verdade ele passou um tempão planejando cada esquisitice da nossa personalidade. O que eu descobri é que meu jeito de dançar é único. Pode não ser como a Miss Fouettes ou a Sra. Freestyle, mas é um jeito único, dramático como só eu sei ser, de coração e alma. E eu não vou esconder isso. O mundo vai ter que lidar com a minha uniquez e eu vou abraçar esse presente que Deus me deu com todas as minhas forças.

19.5.15

Como se fosse aniversário

Meu mundo esses dias tem sido uma constante de elogios. Veja bem, eu gosto de elogios, de vez em quando, "que roupa legal", "arrazou", "muito bom". Mais do que isso...um alarme dentro de mim começa apitar, portas se fecham, procedimento de segurança máximo contra falsidade. Tem algo errado. Qual o porquê de tantos elogios? 'Que que tu quer' 'Quando a esmola é muita o santo desconfia'. Foi assim que me senti nos primeiros mêses de College, sirene surtando todos os dias. Sabe aquela mensagem que você faz inventa de coração ou as vezes não tão de coração no aniversário das pessoas? Esse é um dos diálogos mais comuns aqui na Hillsong. Deram até um nome para essa estranheza toda: encorajamento.

Encourajar uns aos outros é uma parada escrita na bíblia e que deveriamos tentar de vez em quando. Não aquele elogio fácil, na ponta da língua, pré-formatado para todos os seus amigos. Encorajamento implica observar, se interessar pelo outro a ponto de descobrir algo positivo.

Veja bem, não se engane, eu consigo distinguir um elogio falso de um genuino. E depois de muitos muitos e muitos elogios genuínos eu aprendi a conviver com isso. Daí meu amigo, perdi a linha, o bicho também me mordeu e comecei a observar as pessoas para achar coisas das quais eu gosto. No inicio parece muito dificil - especialmente para brasileiro que tem o olho treinado para soltar uma "critica construtiva" ou nem tanto    mas a verdade é que a qualidade está ali, a gente até consegue ver porém se concentra muito nos pontos negativo. É uma questão de mudar a sua perspectiva de "eu tenho meio copo vazio" para "eu tenho meio copo cheio"

No final das contas você ganha muito mais do que oferece, porque você passa a ter os olhos mais aguçados para tudo o que há de bom nessa vida. E felizmente, as coisas boas são maioria. Encorajamento não precisa ser necessariamente um elogio, pode ser também o que você "acredita" para a vida daquela pessoa. O que você vê, o potencial que você enxerga. Não tenha medo de falar porque em geral as pessoas tem uma dificuldade imensa em descobrir o próprio potencial, talvez você seja aquela forcinha que falta para uma extraordinária pessoa se descobrir. Aliás, andei notando, você tá de Parabéns esses dias!

28.4.15

A igreja é um lugar seguro

Após três meses de Austrália e Hillsong College consegui vencer toda a apatia e preguiça falta de disposição em escrever. E ao iniciar o texto percebo que o destinatário/interlocutor é ninguém além de mim mesma. Todos os conceitos que serão expostos partem de uma concepção particular do mundo em geral. Esse texto se iniciou com um título, antes de estrutura-lo me veio uma ideia, dentre todas as outras que veem bombardeando minha mente nos últimos tempos, a ideia de que a igreja é um lugar seguro ou "the church is a safety place".
A igreja nem sempre foi um lugar seguro para mim. Sempre foi a régua na minha vida, traçando linhas, limites, objetivos. Sempre enxerguei a igreja como o lugar onde as minhas falhas seriam expostas em um holoforte, eu me sentiria culpada, e de alguma forma mágica essa mancha desaparecia da minha vida. A imagem que eu tinha de Deus, no entanto, sempre se contrapôs a ekklesia dos bons cristãos.
Um lugar seguro é aquele lugar que eu posso chegar e jogar minha mochila em um canto, meu tênis e meias em outro. É o lugar onde meu jogo é aberto. Não tem mimimi. Sem linguagem diplomática. É onde eu exerço todo o meu potencial critico, minhas pesadas piadas de humor negro, é onde minhas palavras não significam nada além do que eu quero dizer. No meu lugar seguro não existe casca de ovo. E a frase "Vamos ser verdadeiro" é uma constante. A minha casa é meu lugar seguro.  Eu não troco minha personalidade, não troco as minhas roupas pra entrar na minha casa.
 Há um negócio na história de Jesus, que se você deixar passar, você perde toda a verdade daquela episódio chamado Cruz: liberdade. Deus sabia todos os pecados que eu/você cometeria e mesmo assim deu seu filho para morrer por nós. Deus o seu criador, te conhece, ele sabe onde o seu disco sempre é arranhado. Ele não se importa com a bagunça na qual nos encontramos hoje, ele tem um plano para nossas vidas muito maior que esse erro. Na verdade ele não vai perder muito tempo te culpando, ou fazendo você refletir num cantinho sobre isso.
Ele vai segurar a sua mão e te ajudar a ir adiante. Você não precisa parar, sentar e digerir o porque ou o quanto você esteve/está errado. Você tem que seguir em frente. A revelação de liberdade na minha vida foi a melhor coisa que eu vou levar da Hillsong. Venha como você está. Eu não troco de roupas pra entrar na minha casa. Bem vindo a casa, bem vindo a sua casa, a minha casa é um lugar de liberdade, logo, a igreja também deve ser um.