Encourajar uns aos outros é uma parada escrita na bíblia e que deveriamos tentar de vez em quando. Não aquele elogio fácil, na ponta da língua, pré-formatado para todos os seus amigos. Encorajamento implica observar, se interessar pelo outro a ponto de descobrir algo positivo.
Veja bem, não se engane, eu consigo distinguir um elogio falso de um genuino. E depois de muitos muitos e muitos elogios genuínos eu aprendi a conviver com isso. Daí meu amigo, perdi a linha, o bicho também me mordeu e comecei a observar as pessoas para achar coisas das quais eu gosto. No inicio parece muito dificil - especialmente para brasileiro que tem o olho treinado para soltar uma "critica construtiva" ou nem tanto mas a verdade é que a qualidade está ali, a gente até consegue ver porém se concentra muito nos pontos negativo. É uma questão de mudar a sua perspectiva de "eu tenho meio copo vazio" para "eu tenho meio copo cheio"
Veja bem, não se engane, eu consigo distinguir um elogio falso de um genuino. E depois de muitos muitos e muitos elogios genuínos eu aprendi a conviver com isso. Daí meu amigo, perdi a linha, o bicho também me mordeu e comecei a observar as pessoas para achar coisas das quais eu gosto. No inicio parece muito dificil - especialmente para brasileiro que tem o olho treinado para soltar uma "critica construtiva"
No final das contas você ganha muito mais do que oferece, porque você passa a ter os olhos mais aguçados para tudo o que há de bom nessa vida. E felizmente, as coisas boas são maioria. Encorajamento não precisa ser necessariamente um elogio, pode ser também o que você "acredita" para a vida daquela pessoa. O que você vê, o potencial que você enxerga. Não tenha medo de falar porque em geral as pessoas tem uma dificuldade imensa em descobrir o próprio potencial, talvez você seja aquela forcinha que falta para uma extraordinária pessoa se descobrir. Aliás, andei notando, você tá de Parabéns esses dias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário