20.4.11

We all live in a yellow submarine



Back to the lines, após uma temporada prolongada de exilio digital que perdurará até que meu computador vire uma fenix e ressurja. Dei uma pausa dessa abstenção forçada em nome da literatura, ou melhor do desafio literário. Eis que temos o tipo de história que nos, os pós- modernos chamamos de viagem, no sentido mais canabis da palavra. Ficções cientificas são sempre alucinadas, some isso a universos paralelos, teorias da astrofísica e seres extraterrestres e você terá o extasiante e confuso Guia do Mochileiro das Galáxias.

Em uma espécie de teoria da conspiração contra o planeta Terra e os homo sapiens resididos no mesmo, o humor britânico tipico é destilado por Douglas Adams em uma série de histórias e personagens nada convencionais. A série é ótima, porém se você como eu não é familizarizado com a física, terá alguns momentos de confusão e poderá achar um pouco repetitivo. Mas nada que estrague a história. Dica: tente ler a série sem interrupção, você fica menos perdido devido a alta incidencia de coisas e conceitos novos.

Sim, agora o exemplar em questão, "Até, mais e Obrigado pelos Peixes". O titulo refere-se ao desaparecimentos dos golfinhos desde a primeira explosão da Terra. Considerados um dos mamíferos mais inteligentes, o livro brinca com a alusão de que esses são extraterrestres, que ao sentir o perigo vão embora e agradecem pelos peixes. O exemplar fala sobre a história de Arthur Dent( pra variar) e uma das minhas personagens favoritas, Fenny. Uma fofa love story, com direito a ausencia de gravidade e resolução de misterios. Desde o primeiro livro, Sir Adams fala da Fenny em uma ou duas páginas, como a menina que descobriu a solução das questões da vida e tudo mais, e a perdeu porque a terra foi destruida. Em uma terra paralela, a terra sobreviveu, e Fenny percebe que perdeu algo muito importante e se atrela ao desconhecido Dent em busca disso. Esse foi o livro mais romântico da série.

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy oferece várias reflexões. Uma delas é a Mensagem Final de Deus para a Sua Criação: " Nos desculpamos pelo incomôdo". O livro contém várias referências sobre o ateísmo, teoria da evolução, e uma forte crítica ao cristianismo. Outra é o lema do Guia : Don't Panic. Deveriamos ler isso todos os dias.E o mais incrivel é o fato da serie ter sido escrita a 33 anos atrás. Hip, Douglas Adams.



Ps:Tinha algumas quotes que queria colocar aqui mas perdi minhas anotacoes.= (
Ps1: No livro 5, a Yellow Submarine e citada, alem disso acho tudo a ver com a insanidade do livro.

2 comentários:

  1. to arrastando a leitura da série. :/ ocupação, na metade do tempo. e distração, na outra metade. mas, sempre que retorno, fico um bom tempo lendo.

    boa resenha. beijos!

    ResponderExcluir
  2. A resenha bem elaborada me fez até esquecer que não gostei da série...Sob o teu ponto de vista, parece até outra história...Você tem algum livro publicado? Sua escrita é bastante absorvente! =D

    Beijocas

    ResponderExcluir